top of page

SOBRE

 

A Comissão Própria de Avaliação, a CPA-FACSETE, é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento da Auto Avaliação Institucional da Faculdade Sete Lagoas, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

 

A CPA é composta por um Presidente, indicado pela Diretoria Geral, representantes do Corpo Docente, representantes do Corpo Discente, representantes do Corpo Técnico Administrativo e representantes da sociedade civil.

 

A elaboração do Programa de Avaliação Institucional (PAI) compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas observando os prazos estabelecidos pela Portaria n.° 2051/04, que regulamenta o SINAES.



O que é a   AAI para nós?

 

Para a FACSETE, o sistema de Auto Avaliação Institucional visa a atender às exigências do ensino superior contemporâneo de:

 

a) aplicar um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho;

b) dispor de uma ferramenta para o planejamento da gestão universitária;

c) praticar uma gestão participativa e democrática; e

c) ter um processo sistemático de prestação de contas à sociedade - transparência.

 

O arranjo da avaliação permite a obtenção de dados concretos que revelem suas potencialidades, oportunidades de melhoria e entenda seus limites, bem como mecanismos capazes de indicar as diretrizes e ações estratégicas que possam conduzir a um modelo de gestão planejado e comprometido com a modernidade da educação superior. Focados nisso, a instituição se propôs a estimular o processo de AAI.

Histórico da AAI na FACSETE

 

A FACSETE, credenciada pela Portaria MEC nº 299, em 24 de março de 2011, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011. No mesmo ano foi nomeada a primeira comissão de auto avaliação.

No final de 2012, visando estabelecer um processo de avaliação institucional de forma global e articulada na então FASSETE, foi criada a 1ª Comissão Própria de Avaliação– CPA (Portaria 02/12 de 12 de setembro de 2012) pelo COSUPE – Conselho Superior. Resultou no “Relatório de Auto avaliação da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SETE LAGOAS – período 2011-2012”. Nesse período, a IES ainda se encontrava nas fases iniciais de sua constituição e apenas 2(dois) cursos tecnólogos eram ofertados, sendo que ainda não havia reconhecimento. Além disso, a faculdade ainda usava seu primeiro nome Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas. A Comissão Própria de Avaliação, nomeada em 2012, definiu que o processo de auto avaliação seria realizado em 2013.

O “Relatório da Auto avaliação Institucional 2013” foi cadastrado no sistema e-MEC em Março de 2014. A principal ação institucional desencadeada a partir deste Relatório de Auto avaliação foi a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da então FASSETE, instrumento fundamental para a organização e desenvolvimento institucional.

 

Em 2014, a instituição avançou em vários sentidos, amadurecendo seu processo de avaliação e realizando algumas ações referentes à CPA, a seguir relacionadas:

  • Discussão e atualização dos pontos fundamentais do PAI (Programa de Avaliação Institucional), consolidando a utilização do Programa, no ano de 2014.

  • Escolha dos pontos de avaliação docente, discente, coordenador de curso e pessoal técnico-administrativo, bem como das disciplinas ministradas no período corrente, para monitorar o andamento dos cursos ofertados pela Instituição e também sua infraestrutura;

  • Discussão da metodologia de aplicação dos dados, bem como do quantitativo da amostra a ser considerada, frente ao universo restrito. Deliberou-se que seriam aplicados a 100% do universo do corpo discente e docente, para o semestre letivo em curso;

  • Forma de aplicação dos questionários – digital. Assim haverá mais agilidade na aplicação, coleta de dados e tratamento dos dados. E ainda, a aplicação, resposta e armazenamento dos dados feitos via Sistema ERP de Gestão Administrativo Acadêmico - ACADWEB;

  • Campanha de sensibilização, através de mídias e encontros com a comunidade acadêmica sobre a importância do processo de auto avaliação no âmbito institucional.

  • Em outubro de 2015 a comissão definiu que, além de fazer a coleta de dados junto à comunidade universitária no período de novembro de 2015, promoveriam as seguintes ações:

  • Atualização do Projeto de Auto avaliação Institucional - PAI, definindo a metodologia, instrumentos e indicadores da avaliação;

  • Promoção de ações de sensibilização para a efetiva participação de toda a comunidade no processo permanente de auto avaliação;

  • Atualização dos instrumentos de avaliação;

  • Utilização da ferramenta gratuita Google Docs para hospedagem do instrumento que até o momento era aplicado por meios físicos permitindo a obtenção de dados via internet e, dessa forma, o acompanhamento sistemático on-line e em tempo real;

  • Divulgação das informações advindas da auto avaliação para que pudessem subsidiar o planejamento das ações da instituição e a integração da Faculdade com a sociedade.

A adesão da comunidade foi bastante expressiva e pode ser vista no “Relatório da Auto avaliação Institucional 2015”, cadastrado no sistema e-MEC em março de 2016.

Em 2016, a comissão propôs as seguintes ações:

 

  • Atualização do Projeto de Auto avaliação Institucional 2014-2015;

  • Implantação da coleta de dados nos seguintes segmentos: discentes, docentes, técnicos administrativos;

  • Aperfeiçoamento da aplicação do instrumento, que passou a constar do Sistema de Gestão Acadêmica, e facilitou o acesso dos membros da comunidade e continuar permitindo a obtenção de dados via internet;

  • Atualização dos instrumentos de avaliação;

  • Ampla divulgação das informações advindas da auto avaliação.

Em 2017, nova comissão foi composta. A participação da Comunidade Acadêmica foi muito importante e tivemos uma eleição movimentada. Foram eleitos novos representantes discentes e docentes, além de um novo representante da comunidade externa que muito contribuirá para os trabalhos, por se tratar de iminente profissional da área de saúde com amplo conhecimento da realidade regional onde a Instituição está inserida.

Os resultados da aplicação dos instrumentos se apresenta a seguir, mas, gostaríamos de destacar que visíveis progressos têm sido notados e comprovados através da participação ativa da Comissão e sua contribuição tem subsidiado de forma bastante assertiva a gestão estratégica da Instituição.

No ano de 2018 tivemos o curso de Psicologia autorizado, que tem como proposta formar Psicólogos com compromisso e ética na promoção da saúde, bem como em outros ramos da atividade humana. Foram inaugurados os novos prédios das clínicas de Odontologia e Fisioterapia com investimentos em novos equipamentos e atendimentos voltados à comunidade. Novos membros foram eleitos para compor a comissão, garantindo a continuidade do processo de autoavaliação institucional.

Em 2019 a CPA está passando por um processo de renovação dos membros. Um novo presidente foi indicado e os processos de eleição para representantes das outras categorias estão em andamento. Os instrumentos de avaliação passaram por uma nova atualização. Ao final do processo, os resultados serão amplamente divulgados para a comunidade interna e externa.

Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA 

 

 

Adriana Gonçalves da Silva

Membro do corpo técnico administrativo da FACSETE

Alannah Rodrigues Kohl 

Membro discente da graduação da FACSETE

Bárbara Stela da Silva Souza 

Membro do corpo técnico administrativo da FACSETE

Carla Cristina Amorim

Coordenadora da CPA da FACSETE

Claudiney Gonçalves 

Núcleo de Educação à Distância - NEAD da FACSETE

Cristina Azevedo Gonçalves

Membro da sociedade civil - Suplente

Erika Roberta de Castro Oliveira

Membro discente da graduação da FACSETE - Suplente

Geralda Lúcia Valadares Ribeiro

Membro discente da pós-graduação da FACSETE

Jaqueline de Matos Soares

Membro discente da pós-graduação da FACSETE - Suplente

Leonardo Nogueira Rodrigues 

Membro docente da pós-graduação da FACSETE - Suplente 

Lísia M. Macedo Soares 

Membro docente da graduação da FACSETE

Patrícia Maura Machado Rodrigues

Membro da sociedade civil

Ricardo de Souza Ribeiro 

Membro docente da graduação da FACSETE - Suplente

Vitor César Dumont

Membro docente da pós-graduação da FACSETE

Atualizado em: Maio de 2022

bottom of page